Prefeitura avalia áreas para parceria público-privada na rede municipal; iniciativa prevê construção ou reforma de até 30 escolas

Prefeitura avalia áreas para parceria público-privada na rede municipal; iniciativa prevê construção ou reforma de até 30 escolas

Foto: Vinicius Becker

Por meio da PPP, prefeitura quer qualificar serviços terceirizados, como manutenção, além de ampliar o número da vagas. Secretaria, direções e professores voltam as atenções para assuntos pedagógicos

Às vésperas de começar mais um ano letivo, a prefeitura de Santa Maria afirma que está avaliando escolas e áreas para dar andamento ao estudo de Parceria Público-Privada (PPP), chamada de “Inovar é Cuidar das Escolas”, apresentado em outubro do ano passado. A iniciativa prevê a reforma ou a construção de até 30 escolas de educação básica na cidade no prazo de até três anos.


​  + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Em conversa com a imprensa na quinta-feira, o prefeito Rodrigo Decimo (PSD) apontou que, atualmente, está ocorrendo o diagnóstico das instituições de ensino da rede municipal, da situação de cada estrutura e das possíveis áreas que possam receber novas edificações.
– Hoje, não há como ampliar a oferta de vagas, pois a estrutura das escolas não permite aumentar o número de turmas e de alunos. Com a parceria público-privada, será possível redimensionar aquelas escolas que têm uma estrutura adequada ou construir novos prédios, conforme a necessidade de cada região – explica.
A expectativa da prefeitura é que o estudo seja concluído até o final deste ano.

A iniciativa

A PPP de Infraestrutura Escolar prevê a concessão administrativa para a construção, operação e manutenção dos locais. Para isso, a contrapartida da prefeitura tem como base recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O objetivo, com a parceria, é ampliar a oferta de vagas e melhorar a qualidade dos serviços de zeladoria já terceirizados e não relacionados com o ensino. Com isso, segundo o Executivo municipal, a Secretaria de Educação (Smed) e os profissionais da educação deixam de cuidar da burocracia das contratações de prestadores de serviços terceirizados e passam a focar, exclusivamente, no plano pedagógico e na atenção aos estudantes.
O programa estabelece no contrato que a empresa ou consórcio vencedor cuidará da manutenção, operação, construção de escolas, segurança, vigilância, limpeza, higienização, mobiliário escolar, equipamentos, utensílios, gestão de utilidades (água, esgoto, luz), infraestrutura de redes de dados e internet, além de outras demandas estruturais. A previsão é que sejam investidos, por meio da PPP, de R$ 500 milhões a R$ 600 milhões, em construção e manutenção das escolas, pelo período de 25 anos.
Decimo também destaca que haverá padronização na estrutura das escolas, respeitadas as particularidades e características de cada região onde estão inseridas.

Outras cidades

A proposta de criar a PPP de Infraestrutura Escolar em Santa Maria tem como base outras iniciativas, já implementadas em municípios como Caxias do Sul e Belo Horizonte (MG). Em dezembro do ano passado, a prefeitura de Caxias do Sul anunciou a construção das 11 primeiras unidades, das 31 previstas. No total, o município espera abrir 7 mil novas vagas na Educação Básica.
Porto Alegre e algumas cidades do Vale do Taquari também estão realizando parcerias nesse modelo, principalmente após os danos provocados pelas enchentes de 2024.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Carmen Xavier

[email protected]

Prefeitura avalia áreas para parceria público-privada na rede municipal; iniciativa prevê construção ou reforma de até 30 escolas Anterior

Prefeitura avalia áreas para parceria público-privada na rede municipal; iniciativa prevê construção ou reforma de até 30 escolas

Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan abre matrículas para 2026 com vagas em cursos gratuitos de arte Próximo

Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan abre matrículas para 2026 com vagas em cursos gratuitos de arte

Educação